Pensamento Complexo
Paulo Crispim
Bom dia, pessoal!
Vamos juntos para mais uma semana nesta retomada e início de 2025.
O Educativo Itinerante tem como uma de suas bases formativas o conceito de Complexidade, desenvolvido pelo pensador francês Edgar Morin. Entre suas contribuições, Morin defende uma premissa que seguimos com bastante ênfase em nosso processo de criação e execução: a ideia de que a realidade e a compreensão sobre ela são construídas e tecidas por múltiplas interações e interdependências. Em outras palavras, uma visão estanque, compartimentada e dividida, que ignora contradições, surpresas e as especificidades das pessoas e dos diferentes contextos, não pode alcançar verdadeiros objetivos de mudanças e sensibilizações.
Sua obra aborda os desafios impostos pela fragmentação dos saberes, cada vez mais presente em uma perspectiva tecnicista e pouco holística sobre os fenômenos que nos atravessam diariamente. Ele também discute a relação entre os conhecimentos e destaca a importância da interdisciplinaridade, ou seja, o diálogo entre os saberes. Não há nada mais enganoso do que imaginar que as respostas para questões complexas são simples ou compartimentadas.
Morin exemplifica, em seus escritos, várias possibilidades de abordagens interdisciplinares e destaca sua relevância para qualquer projeto de ensino e aprendizagem. No caso do nosso trabalho, as artes, em suas múltiplas linguagens, têm o poder de despertar novas reflexões, reconhecimentos e ações. Quando pensadas e aplicadas em escolas de diferentes territórios, tornam-se instrumentos de transformação. É exatamente isso que o Educativo Itinerante busca atingir e aprimorar ao longo de sua trajetória.
Em tempos de ultraconectividade, individualismo exacerbado, banalização da violência em suas várias formas e crise ambiental, entre outras mazelas, depositamos nossa esperança no conhecimento, no reconhecimento e na valorização das identidades locais por meio das artes. Esse é o nosso propósito ao iniciar mais um ano cheio de perspectivas e desejos.
Nesta semana, convido vocês a reservarem alguns minutos na agenda para conhecer, escutar e apreciar este pensador contemporâneo tão relevante para os desafios do nosso tempo. Tenho certeza de que será uma experiência enriquecedora. Espero que gostem!
Um grande abraço e até a próxima semana!
Link para o Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VmFB9Vcac1U