
MIL POVOS
Este roteiro oferece uma experiência criada para inspirar conexões com o universo acadêmico, profissional e pessoal. Com atividades que ampliam perspectivas e exploram diferentes possibilidades, a proposta incentiva reflexões sobre projeto de vida, desenvolvimento de competências e alinhamento entre interesses, habilidades e sonhos às dinâmicas e oportunidades do mundo contemporâneo.
Resumo do Roteiro
1. Vivenciar a riqueza da diversidade cultural por meio de visitas a bairros, instituições e espaços que representam diferentes contribuições étnicas e identitárias.
2. Estimular o pensamento crítico e a sensibilidade cultural ao interagir com manifestações históricas e culturais significativas.
3. Promover valores como respeito, empatia e responsabilidade social, reconhecendo e celebrando as culturas que integram a sociedade.
4. Fortalecer o aprendizado interdisciplinar, conectando conhecimentos históricos, sociais, artísticos e geográficos de forma integrada.
Quais são os objetivos?
O roteiro propõe visitas ao Bairro da Liberdade e ao Bixiga, mas pode ser adaptado para atender às expectativas e interesses das escolas. Que tal incluir experiências enriquecedoras, como visitas a aldeias indígenas, comunidades ribeirinhas, quilombolas ou até mesmo a comunidades monásticas?
Se a intenção for expandir ainda mais os horizontes, o roteiro pode ser ajustado para explorar outras culturas e tradições, reforçando o nosso objetivo de conectar os estudantes à diversidade cultural e às histórias que moldam a nossa sociedade.