Metodologias Ativas
Paulo Crispim
Olá, pessoal.
Nesta semana quero tratar aqui sobre as chamadas metodologias ativas, recurso muito difundido na área da educação atualmente. A premissa básica consiste em um valor muito consolidado na educação, o protagonismo e participação dos estudantes em seu processo de aprendizagem. A ideia central é engajar os estudantes com desafios e instruções que tirem exclusivamente o modelo de transmissão do conhecimento por parte dos professores. Neste sentido, a ideia é que aprendam a pesquisar, selecionar boas fontes, resolver problemas e desafios práticos, entre outras estratégias, sempre com a mediação e o contorno necessário dos educadores.
Outro ponto importante é oferecer a possibilidade de um diálogo interdisciplinar entre as diferentes áreas de conhecimento, quando essa metodologia, por exemplo, acontece por projetos. Em suma, a ideia é complementar e equilibrar melhor estratégias de ensino que não sejam apenas transmissivas diante de uma geração com cada vez mais dificuldade de concentração.
Existem um conjunto de 13 metodologias ativas, as mais conhecidas e que utilizamos em nosso trabalho aqui no Educativo Itinerante, são: a Gamificação (desafios, narrativas, simulações etc), a Design Thinking (criar soluções para problemas reais) e a Cultura Maker (o mão na massa). A natureza desafiadora de nosso trabalho em campo utiliza estes recursos como forma de promover um dia em que estas potencialidades possam emergir durante nossas propostas e sobretudo, que possa servir como um disparador que potencialize e amplie outras ideias e ações no cotidiano escolar, ou seja, o Educativo leva desafios e propostas práticas em diálogo com o currículo das escolas com ênfase nos desafios e no saber fazer, sempre evidenciando e trazendo para essas práticas as diferentes realidades locais de forma a estimular um olhar atento das realidades distintas que o Brasil apresenta.
Sabemos das muitas críticas, muitas delas pertinentes, acerca dessas metodologias, uma vez que, não se trata apenas de um discurso, é preciso um conjunto de ações que realmente tornem essas ideias realistas e adequadas a pluralidade das escolas do país, contudo, entendemos que como um projeto que trabalha nesta interface entre o dia a dia das escolas públicas deste imenso país, através das linguagens das artes, matemáticas e das ciências, é de suma importância que preparamos nosso trabalho de forma alinhada com as principais diretrizes e propostas que circulam o ambiente docente na atualidade.
Deixo aqui mais uma vez, uma referência e reflexão importante sobre o assunto, que espero seja um disparador para novas ideias e propostas que cheguem aos estudantes na ponta e que sirva como parte do complexo e desafiador processo de aprendizagem em tempos de muita informação que sempre torna-se conhecimento.
https://www.youtube.com/watch?v=6OMX6xRKzvw
Um grande abraço e boa semana.