Educação, Arte e Inclusão

Paulo Crispim

Hoje quero falar sobre um tema central envolvendo arte, educação e a inclusão. O Educativo Itinerante adota a inclusão, através das linguagens das artes na educação como uma de suas premissas fundamentais, refletindo isso na formação de sua equipe e na execução do trabalho em campo. Entendemos que nossa atuação por meio da arte, tecnologia, música, dança, entre outros saberes, é essencial para a formação dos indivíduos, pois permite estimular a inteligência, amadurecer o gosto e moldar as formas de pensamento através da percepção pessoal. Isso contribui para o desenvolvimento da personalidade e da criatividade de cada um.

Em pessoas com deficiência, a inserção no ambiente educacional possibilita a ampliação de seu universo de aprendizagem e cria oportunidades de inserção social. No entanto, para que isso ocorra, é necessário que tanto a estrutura física da escola quanto os profissionais que nela atuam estejam preparados para enfrentar os diversos obstáculos enfrentados pelas pessoas com algum tipo de deficiência, a fim de assegurar que os direitos à igualdade e à equidade prevaleçam.

Pensando na nossa contribuição, através de nossas apresentações e propostas realizadas nas escolas, buscamos despertar e estimular atividades que envolvam múltiplas linguagens. Nosso objetivo é estimular nos estudantes a percepção, o raciocínio, a imaginação, a observação, além do senso crítico e afetivo.

Vale a pena frisar que nosso processo envolve um profundo estudo dos documentos e referências que tratam da inclusão através das artes no espaço escolar. Esperamos que nossas ideias sejam pertinentes e frutíferas após nossa passagem em campo. Segue uma sugestão para saber mais sobre o assunto.

https://www.youtube.com/watch?v=p00IHyowlKE


Espero que gostem, grande abraço.