Agenda 2030
Paulo Crispim
Nesta semana, quero falar sobre um tema amplamente difundido e debatido na esfera pública, tanto no Brasil quanto no mundo: a Agenda 2030 e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), lançados pela ONU em 2015. Esses objetivos estão interligados às 169 metas de ação global definidas por essa instituição de governança internacional.
O esforço busca conectar, por meio de ações práticas de instituições, pesquisas, iniciativa privada e governos, metas que combinam desenvolvimento com justiça social e ambiental, pontos centrais em um contexto de crises climáticas e sociais cada vez mais intensas.
O Educativo Itinerante desenvolve temas de relevância educacional por meio de um diálogo propositivo, centrado na arte, com as diversas realidades escolares que compõem o ecossistema educacional básico brasileiro.
Nesse sentido, ao pensarmos e elaborarmos nossas propostas, é fundamental garantir que, durante a criação, execução e avaliação da nossa atuação em campo, haja uma formação sólida que permita deixar contribuições duradouras, a serem desenvolvidas pelos educadores após nossa passagem.
Nos últimos três anos, temos buscado aprofundar e direcionar nosso processo criativo com ênfase em alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como: a ODS 6: Água potável e saneamento – a ODS 7: Energia limpa e acessível – a ODS 14: Vida na água – e a ODS 15: Vida terrestre.
Dessa forma, alinhamos nossas ações à Agenda 2030, contribuindo para a formação crítica e consciente dos estudantes e educadores. Sabemos dos limites e possibilidades de nossas ações e propostas. Entretanto, é nos espaços escolares que podemos ampliar e potencializar práticas que transformem as ambiciosas metas da Agenda 2030 do discurso para a realidade.
Entendemos a arte e a cultura como grandes aliadas, potentes e mobilizadoras para a juventude, que, por sua vez, tomará decisões focadas nessas questões tão urgentes.
Convido vocês a conhecerem mais sobre o tema por meio do vídeo abaixo, que considero interessante para ampliar a reflexão sobre o assunto.
Boa semana e um grande abraço.